quinta-feira, 24 de julho de 2014

Esqui em Termas de Chillán!

O complexo turístico caiu nas graças do brasileiro. Afinal, que brasileiro não curte boas pistas, excelente comida e o charme de um ambiente tranquilo e aconchegante?

  
Chegou o inverno e quem gosta de neve se deparará com uma pergunta cruel: dentre as estações chilenas, qual escolher? Situação complicada essa, já que todas são boas. Termas de Chillán apresenta um toque especial, apresentando desde pistas de iniciantes até as pistas mais desafiadoras e profissionais. No local há neve em abundância, mais de três metros em cada pista, oferece boa comida e atendimento e um quarto aconchegante para seu descanso após um dia cheio de atividades. O complexo turístico de Chillan é um Ski & Spa Resort, localizado a 480 quilômetros ao sul de Santiago, a capital do país. Longe? Nem tanto. De avião são 50 minutos até o aeroporto de Concepción, na orla do oceano Pacifico, e mais duas horas e meia de veiculo até o complexo turistico, encravado em um vale rodeado de carvalhos, no coração das montanhas andinas.


Além do esporte de inverno, a estação de esqui conta com o mais completo spa termal das terras chilenas. Muitos perguntam: quem se importa com Spa termal? A gente responde: principalmente os apreciadores de esportes de neve!! Aqueles que esquiam o dia todo, costumam querer uma boa piscina de água naturalmente quente para o seu après-ski, contando com enxofre e outros sais minerais que darão uma sensação única de relaxamento e renovam o corpo para novos desafios nas montanhas no dia seguinte! Além dos esportistas, esse serviço é indicado para os que sabem apreciar as vantagens de uma massagem relaxante (que solta os músculos tensionados pelo stress), conhecem as vantagens de um shiatsu para recarregar as baterias, ou conhecem os benefícios de uma sutil aromaterapia. As mulheres, especialmente, costumam apreciar serviços de beleza como limpeza de pele, lamaterapia e dezenas de outros tratamentos que deixam a pele macia e uma ótima sensação de bem-estar. Enquanto o marido esquia, elas abusam de tratamentos para o corpo. 


Se não sabe esquiar, não fique preocupado! A Escola de Esqui tem professores altamente qualificados para você ficar craque em pouco tempo, dispondo de aulas particulares e coletivas, tanto de esqui como de snowboard. Agora resta você saber qual dos dois esportes combina mais com o seu estilo!


AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

O Grande Hotel Termas de Chillán possui 230 apartamentos, distribuídos em sete andares. As mais pequenas e econômicas se encontram no sétimo andar, mas são surpreendentemente aconchegantes. Há habitações com vista Bosque e Montanha. As primeiras têm vista para os bosques de cavalho e as pistas de esqui. O sol bate nelas desde cedo e se mantém iluminadas até o entardecer. As habitações Montanha abrem portas para um impressionante maciço de rocha coberto de neve.  Em termos de metragem não existem diferenças entre elas. Viaja com família e não quer ficar distante? Então você pode optar por habitações conjugadas, ideal  para quem viaja com os filhos e deseja maior intimidade à noite.



As suítes são praticamente um apartamento com todo o necessário para seu conforto e bem-estar. O local conta com equipamento de música, CD e rádio, dois televisores, uma sala para receber os amigos ou sentar para descansar, uma janela ampla para apreciar o bosque e as montanhas andinas. Não é exagero dizer que as suítes do Grande Hotel Termas de Chillán são as melhores dos centros de esqui chilenos. Para quem viaja com crianças e quer ter tempo para esquiar pode ficar tranquilo, uma creche está a seu inteiro dispor. O Grand Hotel, assim como os condomínios e o Pirigallo, estão no meio das pistas, portanto permite um perfeito e super cômodo in-out.  Outro ponto forte de Termas de Chillán é a gastronomia: conta com restaurantes como o Shangri-lá, que apresenta um variado buffet e pratos de cozinha internacional, e o El Montañes, com especialidade em fondue e carne de caça, dando ao Grand Hotel um toque distinto e exclusivo. Sua carta de vinhos, com 150 tipos de diferentes cavas, é a mais completa e variada do Chile.


Os condomínios são recomendados para uma família grande, grupos de amigos ou parentes que curtem estar sempre juntos, em maior intimidade. Podem cozinhar à vontade ou optar por ter pensão completa no Grande Hotel. As habitações tem decoração de muito bom gosto e estão habilitadas para 4, 5 ou 6 pessoas. Neste caso, o passageiro também tem possibilidade de esqui in-out.

Há outra boa e econômica opção, o hotel Pirimahuida, com capacidade para 80 pessoas. Fica há 7 km das pistas, na pequena vila chamada Las Trancas. Há condução gratuita até o complexo de Chillán Ski & SPA Resort. Esta opção é ideal para jovens, estudantes ou turmas que desejam esquiar no melhor complexo do sul do Chile sem gastar muito dinheiro.



Há lojas de aluguel de equipamento em todos os hotéis, sempre com o mais moderno e sofisticado em matéria de esqui e snowboard.

UM LUGAR TRANQUILO

Se o seu objetivo for o agito, noitadas até o sol raiar, juntar-se a tribos de snowboarders e à galera do barulho, definitivamente este lugar não é sua praia, ou melhor dizendo, sua montanha nevada. O local prima pela tranquilidade e um ambiente familiar. Quer saber se há discotecas? Há, sim, com salsa, rock e muita música brasileira. Os hóspedes do Chillán Ski & SPA Resort podem ter a certeza de que seu descanso não será interrompido por barulho algum. Os seguranças tomam conta disto muito bem, sem que ninguém os perceba. Outra coisa importante de saber é que as crianças pequenas podem passar o dia com as babás na creche, podendo os pais buscá-las apenas à noitinha, quase prontas para cair na cama. Em poucas palavras, o lugar é para quem deseja esquiar com toda tranquilidade, relaxar nas águas quentes e sulfurosas numa piscina coberta e descoberta ao mesmo tempo, com vista para a lua e o céu coberto de estrelas.


PASSAR FOME? 


.....JAMAIS!

Não se deixe enganar por essas três letras tão mencionadas nos dias de hoje: SPA. O conceito formado pro alguns, erroneamente, é claro, é que Spa é  um lugar para emagrecer, portanto, passar fome. É bom explicar que, em seu significado literal,  Spa significa Sana Pela Aqua, ou seja, sarar pela ação das águas. Sarar no sentido amplo do termo, englobando desde as doenças até o alívio das tensões, do prazer aliado às delicias de um bom e revigorante banho de água quente.


 A comida de Termas de Chillan é variada, farta e deliciosa, impossível passar fome. Aliás, se o passageiro é um bom gourmand vai adorar a gastronomia do lugar. Talvez possa se perder um pouco em certos pratos, mas podemos ajudá-lo! Na culinária chilena há peixes e frutos do mar desconhecidos para nós, ou com nomes diferentes. A albacora é omerlim, a almeja é um vóngole de considerável tamanho, os mexilhões chamam-se choros, a jibia é polvo e os calamares são nossas lulas. 


Podemos confundir a base de algumas preparações, como por exemplo os “pasteis”. Não são os que conhecemos, e sim cremes de maior consistência, como o pastel de choclo , que é milho moído e cozido, ou o pastel de jaiva, que é siri esmiuçado. Estes “pasteis” são servidos em cumbuca de barro, ao mais típico estilo chileno. O pastel nosso é a “empanada” dos chilenos. A gastronomia do Chillán Resort & SPA tem um responsável, o renomado chef chileno, Sergio Calderon, membro do fechadíssimo grupo de Toque Blanche, que reúne cozinheiros de nível internacional. A carta de vinhos é uma das mais completas da hotelaria desse país.e os preços vão desde os US$ 18 do Tarapacá Ex-Zavala aos US$ 140 do maravilhoso Chadwick. Há opções para todos!

ALÉM DO ESQUI HÁ PASSEIOS IMPERDÍVEIS


Já passeou de trenó guiado por cachorros? Em Termas de Chillán você pode ter essa experiência inesquecível. 



Seis cachorros da raça Alaskan Malamute, além de um guia-piloto,  levam o passageiro por suaves ladeiras entre bosques de carvalho. Se desejar maior velocidade, pode-se optar por as motos de neve. 


Outro passeio interessante é fazer esqui-de-fundo entre os bosques nevados. Esta modalidade é também chamada de esqui nórdico ou randonée, e consiste basicamente em caminhar com esquis especiais, sem possibilidade alguma de cair e se machucar. O esporte é feito em trilhas sem grande inclinação e é um exercício que queima muitas calorias e abre o apetite de qualquer um. E o que é ainda mais tentador, o hotel o oferece este serviço grátis. Mas se esqui for o seu forte, sempre bom mencionar que o as montanhas de Chillán contam com 29 pistas, contando com quase 50 quilômetros da melhor neve. 


Uma delas, a Três Marias, tem 14 quilômetros de extensão, e não é considerada difícil. A pista El Golf é especial para nível iniciante, quase intermediário.


PREPARANDO AS MALAS

Todos passamos pela mesma dúvida: O que levar???


Quem já esquia sabe a importância de uma boa roupa de neve... mas aqui vão algumas dicas importantes para o momento de fazer as malas. É bom ter em conta que tanto hotéis como condomínios têm ar condicionado e estão sempre quentinhos. Não é exagero dizer que você poderá ficar até apenas de camiseta no seu interior e, no máximo, usará uma malha leve caso esteja em algum momento perto de portas ou janelas que dão para  a parte externa do hotel. Ao entardecer, por exemplo, estando no bar ou no salão do Grande Hotel ou do Pirimahuida, uma gigantesca lareira estará sempre acesa irradiando um calor delicioso e um ambiente romântico e aconchegante. No quarto cada passageiro decide a temperatura que deseja. O sistema de calefação é feito em base a canos de ar quente no chão, por isto pode tirar o sapato e andar de pés descalços sem medo de gelar os pés e ficar com gripe. Diante disso, é bom não exagerar nas roupas pesadas já que praticamente não irá usa-las nunca dentro do hotel. Para os passageiros que gostam de sair a caminhar, a roupa perfeita é um bom par de botas de cano alto que tenham sola anti-derrapante, melhor ainda se forradas em lã, meias grossas, calça de veludo ou lã, camisa de flanela, agasalho grosso, que pode ser um moletom, um casaco impermeável ou corta-vento, gorro de lã, boas luvas e, os imprescindíveis óculos escuros e um protetor solar de 30 pra cima. Se engana quem pensa que a roupa de couro é boa para o frio. Esqueça, ela pode ser chique mas não guarda calor nenhum, a não ser que esteja forrada em lã grossa.
Nos hotéis não há festas nem ocasiões que obriguem a estar vestido elegantemente, mas sempre é bom levar pelo menos uma roupinha mais transada.



 Fonte: Grand Hotel Termas de Chillán, 2014.

Um comentário:

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails

Blog do Point da Neve |visite nosso site oficial|