quarta-feira, 13 de julho de 2011

Situação dos Centros de Ski do Hemisfério Sul 2011

Antes tarde do que nunca...

Demorou, mas enfim, a neve veio! Pelo menos o suficiente para abrir alguns dos principais resorts de esqui da Argentina e do Chile.

Mas o inverno ainda está envolto em incertezas. Conexões aéreas com constantes interrupções pela nuvem de cinzas, produto da erupção do complexo vulcânico Puyehue-cordon Caulle, continuam sendo o maior problema para a maioria dos resorts de ski.

Com milhões em turismo perdido e aeroportos fechados de forma intermitente, as perspectivas para as férias de inverno é assustador. Bariloche e Villa La Angostura vivem a sombra do que poderia ser a pior temporada de sua história, mas ninguém quer ecoar o mau presságio.

No Cerro Catedral, na verdade, estão dando os últimos retoques para a abertura das pistas. No entanto, a quantidade de neve ainda não é o suficiente e as portas estão abertas apenas o suficiente para os pedestres. Mas, se a neve continuar a cair como as previsões estimam, os esquiadores poderão esquiar lá em poucos dias. A mensagem é encorajadora e operadores turísticos acreditam que o Cerro não foi afetada pelas cinzas. Mas a paralisação do aeroporto de Bariloche (ainda há dúvidas sobre a data de reabertura) põe em risco a chegada dos esquiadores estrangeiros, como os brasileiros, um dos principais motores econômicos da temporada.

Há exceções, como o caso de Las Lenas, em Mendoza, que está com uma ocupação hoteleira de 75%, todas as pistas de ski abertas e neve de excelente qualidade. Para este fim de semana, espera-se que a ocupação seja de 90% e é o único centro de ski da Argentina onde, digamos, as reservas não foram afetadas. "Julho não está 100%, mas acima de tudo pelo atraso da neve. A temporada é longa e Las Lenas é um destino forte para esquiadores", disse sem hesitação Federico Norkus, gerente de marketing de Las Lenas.

Apesar das previsões em Bariloche, ninguém está ocioso. Um plano B foi colocado em prática pelo governo do Rio Negro, que suporta o custo da passagem terrestre de vôos da Aerolineas Argentinas que chegam do Brasil para os aeroportos de Esquel e Neuquén, desde, é claro, estes terminais estejam operacionais.

No Cerro Bayo, em Villa La Angostura, graças a neve o visual foi alterado, pois escondeu as cinzas que cobriram a cidade mais atingida pela erupção de Puyehue. "Estamos prontos para receber turistas. A neve foi uma lufada de ar e acesso rodoviário é garantido", disse Marcela López Ghitta, gerente de marketing Cerro Bayo SA. Ontem, na webpage do centro de esqui eles anunciavam que ainda estavam "trabalhando para a abertura."

No norte de Neuquén, Cavihaue foi a primeira a abrir a temporada em 19 de junho. Com 70% das pistas habilitadas, recebeu a chegada de esquiadores de Black River e Neuquén. "Pedimos às pessoas para não abandonar a idéia de férias na neve. De carro você pode chegar sem problemas", disse Carlos Arana, diretora do Andes SA Company, que observou que para as férias de inverno "as reservas chegam a 90% de ocupação."

Cerro Castor, em Ushuaia, também está livre de cinzas, mas o cancelamento dos voos no mês passado, adiou a abertura do centro, que abriu no início deste mês. "Com o apoio do Ministério do Turismo e Aerolineas Argentinas, Ushuaia terá vôos diários assegurados em julho, seja por meio do Pacífico ou do Atlântico", disse Michelle Troconis, do Cerro Castor, que conta com 26 pistas e 600 hectares para esquiar.

Chapelco, San Martin de los Andes, também abriu a área central da montanha para esquiadores. "Aos poucos, estaremos permitindo que as demais pistas abram", disse Marcela Ferreiro, Patagônia Argentina.

Operadores turísticos consultados pela La Nación de Buenos Aires concordou que "o humor mudou" uma vez que a neve caiu. "O telefone tocou novamente", Hernán plotados Coceres de Viagens Mountain.

Temos que aguardar e esperar que a nuvem de cinzas se dissipará. Os clássicos da alta temporada, desta vez, parece ter mais chances para o mês de agosto, quando a esperança é de que a situação seja inversa.

Segue um RAIO-X das principais estações de esqui da América do Sul:

ARGENTINA

Cerro Castor: ABERTO desde 1/7. As cinzas não atingiram a cidade no fim do mundo. O centro está aberto para os esquiadores e snowbordistas.


Foto de 9/7/2011

Cerro Bayo: Fechado para ski, aberto somente para pedestres.

Las Leñas: ABERTO desde 4/7.

Foto de 30/6/2011

Caviahue: ABERTO desde 19/6. Foi a primeira a acolher os esquiadores, 19 de junho, vindo principalmente do Vale do Rio Negro e Neuquén.

Cerro Catedral: Fechado para esquiadores, aberto somente para pedestres. Eles esperam que a neve prevista para os próximos dias seja suficiente para o centro de ski ser aberto.

Foto de 29/6/2011


Chapelco: Abriu dia 2/7, mas por falta de neve foi fechado dia 8/7. Esperam-se nevadas para os próximos dias. Reservas para agosto estão crescendo.


Foto de 30/6/2011



Aeroportos de Buenos Aires: A normalidade voltou aos aeroportos da área metropolitana, depois de um fim de semana (9 e 10/7) em que cancelou mais de 60 vôos domésticos e internacionais. Ezeiza e Aeroparque retomaram as operações desde as primeiras horas da manhã e trabalharam o dia todo. Aerolineas Argentinas e LAN estão funcionando normalmente e os vôos para o Sul, que haviam fechado suas operações no domingo, retomaram seus vôos para ontem. "Tudo está em ordem até agora", relatou Aeropuertos Argentina 2000 na noite passada, mas não deu garantias sobre o funcionamento dos aeroportos nos próximos dias. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) não exclui a possibilidade de que a cinzas mais uma vez a capital federal, embora em quantidades menores. "Podemos dizer que o ar está limpo. A concentração de cinzas é muito baixa ", disse Irene Clarin Pauloni ontem, NWS meteorologista de plantão. "Hoje as emissões do vulcão não são como o primeiro e o deslocamento das cinzas é menor", disse ele.

Via Jornal La Nacion e El Clarin


CHILE

Portillo: ABERTO desde 26/6, mas não todas as pistas. A previsão é de que com as fortes nevascas da próxima semana se abra 100% do Centro de Ski.


10/7/2011

29/6/2011


Valle Nevado: ABERTAS algumas pistas desde 2/7, os hotéis do Resort abrem dia 15/7.


Foto de 8/7/2011

El Colorado: ABERTAS algumas pistas desde 26/6.

Termas de Chillan: ABERTO desde 26/6. Neve powder desde o início da temporada.


Foto de 4/7/2011


Para verificar agora as condições da neve clique AQUI!

Para ver as estações de ski ao vivo clique nas Web Cams


Nenhum comentário:

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails

Blog do Point da Neve |visite nosso site oficial|