Dicas (parte I) para quem quer evoluir no ski e no snowboard nesta temporada 2011! Partimos do zero então.
1) Pré-temporada para fortalecimento e resistência
2) Flexibilidade
Há duas razões pela qual é indicado trabalhar a flexibilidade antes de começar a temporada de snow: melhora a extensão dos movimentos para melhorar o estilo do seu riding e prevenir lesões.
Alongamento em esportes radicais para muitas pessoas é considerado desnecessário. Esta afirmação não poderia estar mais errada. Praticamente todos riders profissionais tem seu programa de fortalecimento e flexibilidade que eles seguem à risca. Se você alongar todos os dias, certamente notará uma melhora no seu desempenho. Alongamentos também ajudam a eliminar o ácido lático evitando dores musculares.
3) Big Riding/ Backcountry/ Fora de pista
Neste quesito o importante é saber avaliar se você tem capacidade, equipamento e principalmente segurança para tal. A nossa recomendação é que se você está indo para os foras de pista ou até mesmo em um dia com muita powder nas pistas é a
1. Entenda como avalanches acontecem para avaliar o terreno onde você está. Se possível, faça um curso.
2. NUNCA ande sozinho.
3. Tenha o equipamento adequado e saiba como usá-lo. Equipamentos comuns incluem o básico, como uma pá e um meio de comunicação na montanha (rádio, walkie-talkie). Alguns equipamentos mais avançados podem ser encontrados, tais como o Avalanche Air Bag Backpacks, que estão cada vez mais modernos.
Outra dica importante, porém não essencial, é que você tenha uma prancha específica para os dias de powder, é uma prancha maior e mais largar normalmente. Se tiver interesse vá a uma loja de equipamentos de snowboard e converse com um atendente especializado.
Sempre que possível, busque um guia profissional para acompanhá-lo nos foras de pista. Um guia que conhece bem a área a ser explorada, sabe os procedimentos de segurança e tenha perícia em andar no fora de pista. Um grupo inexperiente sozinho no backcountry é receita perfeita para desastre.
Com as precauções necessárias, sua experiência no fora de pista vai ser com certeza a melhor de todas na neve. Sensação inexplicável e dificuldade em retornar as pistas comuns das estações de ski. Quem pratica ski e snowboard fora de pista, sabe bem como é.
Via SnowForecast, Aratik USA
Um comentário:
adorei muito este texto falando sobre esportes radicais,está ótimo.
Postar um comentário