terça-feira, 1 de novembro de 2011

Patagônia Feelings - El Calafate


El Calafate está cada vez mais famosa... este pequeno vilarejo, às margens do Lago Argentino  (o maior lago do país vizinho) é o ponto de apoio e acesso aos visitantes que vem conhecer a Geleira Perito Moreno ( garantimos,  esta é uma das visões mais lindas e impressionantes de nosso planeta) e os muitos glaciares do Lago Argentino, ocupando os muitos hotéis, hosterias e albergues da cidade - e seus ótimos restaurantes e pubs,  a noite também é bem divertida.

Veja alguns motivos para você ir lá - o mais rápido possível :

Perito Moreno é o nome do engenheiro que demarcou as fronteiras de Argentina e Chile; e os hermanos o homenagearam dando a esta enorme e singular geleira o seu cargo e nome: Perito (seu cargo)  Moreno (seu sobrenome). E há motivos: é algo deslumbrante, tão lindo que parece montagem, cenário feito em computador para algum filme de aventuras. É a Patagônia em toda sua glória!


A Geleira Perito Moreno tem cerca de 60 metros de altura e 2km de extensão, e você fica muito perto dela, em passarelas seguras e bem construídas ( são quilômetros delas...) , vendo o espetáculo visual e auditivo  :   a cada poucos minutos,  lascas enormes de gelo se desprendem da geleira e caem no lago à frente, com o maior estrondo e movimento. Fica muito fácil de entender porque vem gente de todo o mundo para a patagônia argentina...

Perito Moreno tem uma cor azulada - fruto da enorme compressão existente na massa de gelo, e quando bate o sol... você tem um grande diamante faiscante à sua frente, cercado de montanhas e bosques, e um pequeno lago - divino!


Estando em Perito Moreno, você pode ainda: passear de barco neste laguinho à frente da geleira,  usando aqueles barcos infláveis com pequenos motores de popa (os “gomones“), um passeio muito legal e impressionante; ou caminhar sobre a geleira perito moreno (sim !!!), em passeios guiados e com o uso de “grampones“,  que são armações de aço adaptadas aos calçados,  com pontas no solado -  imperdível, não deixe de experimentar isso.

Além de visitar o Glaciar Perito Moreno, você poderá fazer um passeio de barco pelo Lago Argentino - o visual é maravilhoso, o lago é cristalino, e você estará cercado de natureza no seu estado mais selvagem e primitivo -  avistando dezenas de outras geleiras, algumas realmente enormes. Este passeio dura todo o dia, e... com certeza justifica sua permanência em Calafate por mais tempo,  há muito o que ver e fazer neta região da Patagônia.

El Calafate é muito simpática e divertida, sempre cheia de gente de todo o mundo, e suas muitas línguas -  um restaurante de Calafate, à noite, é uma verdadeira torre-de-babel,  vale a pena ficar escutando para adivinhar o país de origem daqueles gringos das mesas ao lado, acredite.
Ah, e a comida é muito boa, há escolha para todos os gostos.


O cheirinho...  Calafate tem um cheirinho todo próprio, que vem de sua vegetação – uma mistura de aromas de ervas, e dos muitos plátanos e álamos desta região da Patagônia. Tenha a certeza de que isso você não irá esquecer: deveria poder ser engarrafado, para venda aos turistas encantados!

Um passeio muito especial que pode ser feito por quem está em El Calafate: visitar o Parque Nacional Torres del Paine, em território chileno, um dos lugares mais lindos do planeta - lagos, cascatas, bosques, geleiras, montanhas, num conjunto de belezas realmente extraordinárias. É um passeio de todo um dia, e é lindo o tempo todo,  desde a saída até a chegada, as vistas e atrações se sucedem sem parar - você está cercado de Patagônia por todos os lados!

Nenhum comentário:

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails

Blog do Point da Neve |visite nosso site oficial|