terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ushuaia: Tierra de Humos, Perros, Lengas, Centollas, Merluzas, etc... (parte 1)

Na terra do fim, ou como dizem os nativos fueguinos, do início do Mundo, não são somente os humos (matéria orgânica que fica depositada no solo) que chamam a atenção dos aventureiros que para lá vão.
"perro" na Av. San Martin

No feriado de 07 de setembro, saí de Porto Alegre com um grupo de amigos: Otaviano “Óx” (meu primo); Caio (amigo de snowtrips e instrutor de snowboard) e Lucas (novo integrante das presepadas nevadas); para Ushuaia – a cidade mais ao sul do mundo (segundo os argentinos, Puerto Williams no Chile não é considerada cidade por possuir aproximadamente 4 mil habitantes).
Desde março estávamos organizando essa viagem e não foram poucos os destinos pelos quais fomos “seduzidos” para escolher: Bariloche, Las Leñas, Chapelco ou Valle Nevado. Entre todos, um critério imperarava na nossa decisão – possuir neve no início de setembro. Foi então que surgiu Ushuaia no mapa, afinal, caso não tivesse neve, haveria uma cidade no entorno para que pudéssemos realizar outras atividades...

nevasca no centro da cidade

... mero engano, no dia 03 chegamos no destino (dia ensolarado e quente, tudo o que não queríamos) e começamos a fazer o reconhecimento da região – naturalmente perfeita, por sinal. No dia seguinte, fomos ao Cerro Castor para snowboardiar, e foi quando entrou uma nevasca que perduraria por mais 02 dias (sem parar) – criando perfeitas condições para a prática dos esportes de neve (não é por menos que as equipes de ski da França, da Itália, da Áustria, entre outras, escolheram Ushuaia como centro de treinamento).

esquiadoras francesas indo pro treino
Sobre o Cerro Castor, não há do que reclamar. Tudo novo, todos os teleféricos tipo “cadeirinha” são quádruplos e rápidos, alguns pomas (famosos “puxa-saco”) para me atrapalhar – realmente, não fui feito para esse meio de locomoção – gente educada, sem filas para os teleféricos e cat tracks (pistas entre pistas) perfeitos, assim como os foras de pistas e os bosques (e que bosques).

eu "meio perdido" na montanha

Das estações da América do Sul que conheço (Cerro Catedral em Bariloche, Cerro Bayo em Villa La Angostura e Portillo no Chile), o Cerro Castor foi a melhor pedida, disparado. Pode parecer possuir poucas pistas (25 no total), mas a largura delas e os entornos das mesmas fazem com que muitas outras pistas aparecem no seu trail map.

Além da boa estrutura dos lifts, a estação de ski de Ushuaia se caracteriza por bons equipamentos para alugar, por um terrain park (área para práticas de freestyle) considerável, por duas lancherias e uma cafeteria pelo alto da montanha, além do Restaurante Morada del Aguila (vale conferir – bom custo benefício) na base, por uma ótima escola de ski/snowboard, com profissionais que, durante o verão do hemisfério sul, trabalham em Vail, como o Walter, instrutor do Óx por um dia.

flan con dulce de leche na Morada del Aguila

Resumindo, Ushuaia – aliada ao Cerro Castor – tem tudo para se tornar referência em esportes de inverno nos próximos 5 anos!!
Vale a pena conferir, afinal, Ushuaia é logo ali!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caracas, quanta neve no centro de Ushuaia...imagino no Cerro!
Te deu bem Johnny.
Abr,
Sandro

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails

Blog do Point da Neve |visite nosso site oficial|