segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CURVAS NO SKI


Ouví uma vez, de um velho professor de ski de Bariloche, um comentário que me ajudou muito no ski ... sempre o repeti para muitas pessoas, esperando que o ensinamento fosse útil para outros esquiadores, e aí vai a receita: concentre, sempre, todo o peso nas pontas dos dedos, principalmente na parte de trás dos dedões. Os esquis serão pressionados neste ponto, todo o tempo, aumentando em muito o seu controle e qualidade da curva - a diferença é notável.

E... você irá fazer a curva: irá colocar o peso sobre o ski de fora da curva - curvas para a esquerda = pressão no ski direito, curvas para a direita = pressão no ski esquerdo , lembrando sempre da pressão dedão&dedinhos ; à medida que for colocando o peso neste ski de fora, irá se agachando... é um movimento suave, simultâneo, ir abaixando a altura do corpo enquanto pressiona a perna - e a curva irá saindo, suave e tranqüila.
Quando a curva estiver terminando, você começará a transferir o peso para a outra perna, levantando o corpo ao mesmo tempo, até atingir a altura normal – neste momento, a divisão de peso estará em 50/50, e você começará a se agachar novamente, enquanto transfere o peso para outra perna , iniciando a curva para o outro lado.

Treine muito este movimento, em pistas fáceis, azuis, até que sinta que as curvas estão saindo com fluidez : em sequencia, começando cada curva no término da anterior, fazendo o simultâneo movimento do “ up&down “ do corpo . Só então comece a ir para pistas mais difíceis, onde todos estes movimentos serão necessariamente mais rápidos – mas sempre os mesmos, são posturas essenciais do ski na neve.
Se você não está conseguindo, volte para a azul e treine mais e mais, até que, na vermelha, você possa descer toda a pista com aquela mesma fluidez. Neste momento, você estará preparado para começar a descer as pretas - e esquiando de verdade, com controle e prazer, sabendo o que está fazendo e reduzindo em muito o risco dos acidentes.

É isso aí... e não esquece da dupla “ Dedão & Dedinhos “ , sempre um sucesso !

beto valle

Um comentário:

sandro disse...

vejam as curvas na neve bem da direita, as mais arredondandas, smooths turns, uma clássica baixada de snowboard!! epic!!

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails

Blog do Point da Neve |visite nosso site oficial|