sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SKI & SNOWBOARD & ÉTICA

Uma montanha nevada tem algo de sublime. O silencio, as imagens, os efeitos da luz na neve, tudo é grande, forte, e virtualmente diferente daquilo que se vê no dia a dia da vida normal. Um outro mundo, com regras próprias, cheio de macetes - aliás, como qualquer " mundo " os tem.

Quando se fala dos esportes de neve, em que iremos passar todo um dia em contato direto com este mundo deslumbrante e perigoso, há um monte de regras a serem seguidas ... não apenas as de cuidados ou prudencia, mas as de atitude em relação ao meio, aos outros esportistas, aos profissionais da montanha.

Hoje vão duas :
- Quem está abaixo, tem a preferencia.
Esta regrinha, tão simplória, se fosse sempre seguida evitaria a quase totalidade das trombadas que ocorrem todos os dias ... além de sempre haver grandes diferenças de nível entre as muitas pessoas que estão numa pista, há o fato, claro, de que todos olham para a frente ; assim, aquele que está acima tem toda a condição de evitar o choque, e o deve fazer, evitando rotas que passem perto daquele que está abaixo, pois o mesmo pode cair e ficar no caminho,... pode ser novato e apontar para o lado errado, enfim, tudo pode acontecer, e a responsabilidade - isso é regra mundial - é de quem está acima.
Não adianta reclamar do de baixo, se bateu...

- Fila de Skilifts
Há uma parte da população mundial que a-d-o-r-a furar filas. Passar pelo acostamento da direita. Pegar o táxi da velhinha, sabem como é o tipo.
Não faça isso nas filas de skilifts, fica chato pacas, você poderá ganhar apenas alguns segundos - e acabar subindo do lado de alguma mala gigante, como castigo divino. Ski & Snowboard são esportes praticados por gente legal, que ama montanha, liberdade, beleza e velocidade, e ser gentil nos skilifts é algo básico.
Segura a ansiedade, não vale a pena pagar este mico.

Falamos na sequência !
Aloha
beto valle

Nenhum comentário:

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails

Blog do Point da Neve |visite nosso site oficial|