O Brasil começou bem nas disputas do Campeonato Mundial de Esqui Nórdico. Ontem (23/2), primeiro dia de competições em Oslo, Noruega, Jaqueline Mourão e Mirlene Picin garantiram vaga nas finais de Ski Cross Country. Elas participaram da prova classificatória Individual de 5 km e, graças aos bons resultados, garantiram presença na disputa de 10 Km, marcada para o próximo dia 28.
“A classificação de nossas atletas é um resultado excepcional para o esporte brasileiro e marca uma importante evolução técnica”, comentou Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). Para garantir a vaga, Jaqueline Mourão e Mirlene Picin, únicas sul-americanas entre homens e mulheres classificadas, tiveram que ficar entre as dez melhores. Amanhã (24/2) Jaqueline volta a competir na prova de Sprint, que contará também com a presença de Leandro Ribela.
O Campeonato Mundial de Esqui Nórdico segue até dia 6 de março. Atletas de 44 países estão reunidos em Oslo, cidade considerada a meca do esporte. “A Noruega é o berço do Esqui Nórdico e os noruegueses têm um carinho todo especial pelo Brasil. Eles nos ajudam desde 2001, quando começamos a disputar esta modalidade olímpica”, lembra Stefano Arnhold, presidente da CBDN.
Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui (FIS) e à União Internacional de Biathlon (IBU), a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes de neve no Brasil, tendo iniciado com o Esqui Alpino em 1966, graças aos esforços do esquiador Domingos Giobbi, então presidente do Clube Alpino Paulista. Hoje, conta também com as modalidades olímpicas de Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon e Freestyle, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.