quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Equipe Iguana em Ushuaia'09
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Depois de polêmica, neve chega domingo a Botafogo
Para que fosse realizado o evento, os organizadores tiveram que se adequar a algumas exigências da Associação de Moradores, que chegou a entrar com uma ação no Ministério Público Estadual para tentar impedir sua realização. A associação guarda más lembranças do Red Bull Air Race, realizado em abril de 2007. Programado para receber 300 mil pessoas, o evento reuniu um milhão e tumultuou a região.
- Aquele foi um evento que nos trouxe enorme prejuízo. Agora, a Prefeitura aprovou e deu as licenças para eles(os organizadores), mas não estou me sentindo derrotada. Eles queriam realizar um evento de três dias e num espaço muito maior da praia. Ao final de toda a nossa luta, eles só conseguiram meio dia e tudo será feito numa arena fechada para 12 mil pessoas- contou a presidente da Associação Regina Chiaradia.
Fonte: O Globo
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Rio recebe pela 1ª vez torneio esportivo na neve
Rio de Janeiro, 20 set (EFE).- Sob um sol que levou muitas pessoas às praias e com uma temperatura média de 24 graus, o Rio de Janeiro recebeu neste domingo, pela primeira vez em sua história, um torneio esportivo na neve.
Cerca de 50 atletas que treinam em outros países disputaram hoje na cidade um torneio de snowboard em uma enorme pista coberta por gelo artificial montada em plena praia de Botafogo.
Nas areias da praia, aos pés do Pão de Açúcar, foi construída uma pista de 15,8 metros de altura em que foram depositadas 375 toneladas de gelo picado e neve artificial.
A novidade permitiu que o campeonato reunisse cerca de 18 mil pessoas na praia durante o dia todo, segundo disseram à Agência Efe os organizadores.
No final da competição dois atletas considerados novatos e sem títulos brasileiros foram os destaques: Rachel de Almeida entre as mulheres e Thiago de Arruda Fett entre os homens.
A estrutura montada para o evento, que ocupou cerca de 8 mil metros quadrados nas areias de Botafogo, não só incluía a pista de neve, mas também espaços para diversas atividades destinadas ao público.
A ladeira artificial construída com andaimes foi coberta com um material sintético sobre o qual se jogou o gelo, que foi conservado com a ajuda de aparelhos de refrigeração e constantemente renovado devido ao sol e ao calor.
A ladeira contava com alguns obstáculos e rampas de partida. Os participantes se enfrentaram na categoria Slopestyle, uma modalidade conhecida por sua dificuldade e pelas manobras radicais que demanda.
Apesar de competições na neve serem inéditas no Rio de Janeiro, não foi a primeira vez que os cariocas viram uma pista inclinada de gelo desse tamanho ao ar livre.
Os mesmos organizadores da competição foram os responsáveis pela inédita e muito aplaudida pista de gelo que atravessou o Sambódromo durante o desfile da Viradouro, no Carnaval do ano passado.
A ideia então e agora foi de André Spinola, tricampeão brasileiro de esqui alpino e um dos sócios da Snowsports, empresa que organiza o evento, que já tem experiência na montagem das pistas e que desenvolveu a tecnologia necessária para produzir e conservar o gelo picado.
A mesma empresa já tinha montado em 2004 na cidade de Curitiba uma pista artificial de neve com 55 metros de extensão, 14 metros de altura e 10 metros de largura e que foi utilizada para provas de esqui alpino e snowboard.
Spinola tinha inicialmente a ideia de organizar no Rio de Janeiro o primeiro Campeonato Latino-americano na Neve, que incluiria provas de esqui alpino e snowboard, mas suas ambições foram freadas por diferentes impedimentos burocráticos.
Apesar de contar com apoio das autoridades do Rio de Janeiro, interessadas em atrair diferentes eventos esportivos para fortalecer sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016, os organizadores do torneio tiveram que superar a resistência dos moradores de Botafogo.
Parte dessa resistência se deve ao fato de que essa mesma praia foi palco em abril de 2007 de uma das fases da série mundial de voo acrobático e o evento, para o qual se esperavam 300 mil pessoas, atraiu cerca de um milhão, o que provocou gigantescos engarrafamentos e grande tumulto.
Os organizadores decidiram então cancelar a ideia de Campeonato Latino-americano e limitaram o evento a um torneio de exibição.
O torneio de hoje foi o primeiro passo no sonho de Spinola de transformar o esqui alpino em um esporte popular no Brasil, o mais emblemático dos países tropicais.
Fonte: Agência EFE, pelo Google Notícias
Foto: Globo.com
sábado, 12 de setembro de 2009
Brasileira se garante nos Jogos de Inverno de 2010
A carioca Isabel Clark mostrou mais uma vez que a sua praia mesmo é a neve. Maior expoente do snowboard brasileiro, ela está virtualmente classificada para os Jogos de Inverno de 2010. A vaga foi conquista neste sábado, graças ao sétimo lugar obtido na primeira etapa de Snowboard Cross (SBX) da Copa do Mundo LG de Snowboard, disputada em Chapelco, na Argentina.
Com os 360 pontos obtidos na competição, Isabel deve subir uma posição na World Ranking List, lista que determinará os atletas classificados para os Jogos, passando a ocupar a 11ª colocação, com 1500 pontos. A brasileira fica muito próxima da 10ª colocada, a suíça Tanja Frieden, medalha de ouro nas Olimpíadas de Turim em 2006, que aparecerá com 1540 pontos na próxima lista. Como as 25 primeiras colocadas estarão automaticamente classificadas para Vancouver, a vaga de Isabel está assegurada.
"Fiquei muito feliz com este resultado, principalmente por ter chegado à semifinal e pelo meu desempenho na 'small final'. Consegui uma ultrapassagem lá em cima, o que é bastante difícil, e igualei meu melhor resultado. Agora é continuar treinando e evoluindo", disse a carioca de 32 anos, 15 deles dedicados ao snowboard.
Além de estar muito próxima da atual campeã dos Jogos de Inverno no ranking mundial, Isabel teve em Chapelco outras provas de que está de fato entre as melhores do mundo. Na abertura da disputa deste sábado, a brasileira se classificou em segundo lugar em sua bateria deixando, para trás ninguém menos do que a atual número 1 do mundo, a americana Lindsey Jacobellis.
"O resultado aqui me dá muita confiança. Acredito que estou próxima desse grupo de meninas que está sempre no pódio e vou continuar treinando para estar cada vez mais perto delas", garante Isabel, eleita a melhor atleta em esportes de neve de 2003 a 2006.
Organizada pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), a etapa de Chapelco foi a primeira prova de Snowboard Cross da Copa do Mundo LG de Snowboard na temporada 2009-2010, colocando em jogo pontos no ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS). A final feminina contou com duas canadenses, Maelle Ricker e Dominique Maltais, com a búlgara Alexandra Jekova e a suíça Tanja Frieden. Número 2 do mundo, Ricker levou a melhor e faturou o título.
Fonte: Terra
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Destaques do snowboard mundial competem na Argentina
Serão realizadas disputas de Snowboard Cross (SBX) e Slalom Gigante Pararelo (PGS), válidas para o ranking da Federação Internacional de Ski (FIS), e provas abertas de SBX, Slalom Gigante (GS) e Big Air (BA). Na seqüência, de 10 a 12 de setembro, emoção garantida na primeira etapa da Copa do Mundo LG de Snowboard, também organizada pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve).
No masculino, Ricardo Moruzzi, Alair Couto, Felipe Motta, Carlos Eduardo Almeida, André Cywinski, Mario Zulian, Jose Barbosa Junior e Daniel Schiavini devem disputar o título brasileiro. Já no feminino, as atenções estarão voltadas para Isabel Clark, nona colocada nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2006. Ela é a atual 12ª colocada no ranking da FIS, classificatório para Vancouver. As vinte e cinco melhores atletas da modalidade garantem a vaga na próxima olimpíada de inverno.
Como também é válido como Copa Continental, o Brasileiro é a competição mais importante do ano para a maioria dos atletas sul-americanos, ficando atrás apenas da etapa de abertura da Copa do Mundo. Por isso, no ano passado, o campeonato contou com a participação de 132 atletas de 23 nações, sendo a maior edição da competição. Nela, todos os snowboarders têm a oportunidade de conseguir pontos para o ranking FIS.
No PGS, destaque para a presença de um dos maiores nomes de todos os tempos, o canadense Jasey Jay Anderson, de 34 anos. Ele é tetracampeão mundial, tetracampeão overall da Copa do Mundo e atual campeão mundial.
Fonte: O Radical - UOL
Blog do Point da Neve | |visite nosso site oficial| |